terça-feira, 8 de novembro de 2011

Nelson Triunfo, um artista que inspira a própria arte

Ele é dançarino, coreógrafo, violonista, percussionista, sanfoneiro, embolador, MC, poeta, escritor, ator... Enfim, ele não cabe em uma definição artística.
Na música, mistura variados ritmos - alguns dos quais, em tese, não teriam como se fundir, como rap, forró, soul, funk (de raiz), reggae, samba, baião, rock, etc...
Artista de mil e um talentos, eclético e multicultural por natureza, Nelson Triunfo é também uma inesgotável fonte de inspiração para outros artistas. Não só como exemplo a ser seguido e perpetuado, mas também como "muso" a ser retratado, homenageado e celebrado por outros artistas.

Selecionei, para esta postagem, alguns desenhos que outros artistas já fizeram do "pai do hip-hop brasileiro".
A caricatura acima foi feita pelo artista paraense Fabrício Pontes, o "cartunista do hip-hop", a quem já tive a oportunidade de entrevistar no Central Hip-Hop (clique AQUI para saber mais sobre ele).
Já os dois desenhos ao lado são homenagens prestadas por outros artistas. O primeiro foi feito numa parceria entre os grafiteiros Bonga e Derf (Tinta Loka), em 2006, celebrando os 52 anos de vida de Nelson Triunfo. O segundo foi feito pelo grafiteiro Alexandre Keto na própria cidade natal do homenageado, Triunfo, no sertão pernambucano, e traz Nelsão retratado ao lado de seu pai, por lá mais conhecido como Seu Nelson - vale lembrar que, neste ano, ele completou 101 anos de idade (clique AQUI para relembrar).

* Em breve, na música, Nelson Triunfo será homenageado por outro brilhante artista. Só o que posso adiantar agora é que trata-se de um dos principais letristas do rap brasileiro. Ele está preparando uma canção especialmente dedicada ao pai do hip-hop brasileiro. Quando chegar o momento, é claro que vou divulgar a música por aqui.

Um comentário:

  1. Uma pessoa de um espírito grandioso,bondoso e onde passa ganhar o respeito de vários admiradores...
    Por ser exemplo na dança, na música e no acolhimento do próximo é que digo Nelson Triunfo faz de São Paulo um lugar melhor para todos nós.

    ResponderExcluir

Colabore com o desenvolvimento deste registro histórico!
Utilize este espaço para fazer comentários, críticas e observações, ou escreva para biografiadenelsontriunfo@gmail.com