terça-feira, 26 de julho de 2011

Dom Filó, o CULTNE e um show de Nelsão e Funk & Cia

Na ocasião da realização de um show de Nelson Triunfo e Funk & Cia, no Rio de Janeiro, no dia 12 de abril, tivemos a honra de encontrar Dom Filó, um dos principais militantes da cultura negra em solo fluminense.
Extremamente politizado, na década de 1970 ele esteve à frente da pioneira equipe Soul Grand Prix, enfrentou a repressão da ditadura militar, influenciou toda uma geração de jovens e ajudou a solidificar a base sobre a qual se instalaria o hip-hop, anos mais tarde.

Atualmente, ainda em plena atividade, além de coordenar a Liga Urbana de Basquete (LUB), Dom Filó é um dos responsáveis pelo CULTNE - Acervo Digital da Cultura Negra (clique AQUI para conhecer este brilhante projeto).
Nem preciso repetir aqui a importância de que cada detalhe da trajetória histórica da cultura negra seja registrada - para que também possa ser perpetuada. A própria biografia de Nelson Triunfo tem, também, este propósito, como já pontuei diversas vezes.
No show do dia 12 de abril, Dom Filó captou algumas imagens que também foram incluídas no acervo do CULTNE. Confira:

* Para saber mais sobre a trajetória e o importante trabalho de Dom Filó, clique AQUI para ler uma matéria publicada no blog Gramática da Ira, do professor Nelson Maca, do coletivo baiano Blackitude.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Colabore com o desenvolvimento deste registro histórico!
Utilize este espaço para fazer comentários, críticas e observações, ou escreva para biografiadenelsontriunfo@gmail.com