domingo, 5 de junho de 2011

Com saldo positivo, "Missão Triunfo" chega ao fim...

Nossa "Missão Triunfo" pelo Nordeste está quase terminando e posso adiantar que, se o objetivo era obter informações e coletar imagens para o livro e o filme sobre Nelson Triunfo, o saldo é muito positivo (clique nas fotos para ampliá-las).
Depois de sairmos de Triunfo (veja na postagem anterior), chegamos à cidade de Paulo Afonso, na Bahia, na manhã de sexta-feira (3/6). Lá, fomos prontamente recebidos por Aroldo do Hospital, um exímio músico que hoje é vereador da cidade.
Entre 1972 e 1974, quando Nelsão residiu em Paulo Afonso, Aroldo tocava e cantava nos salões em que o pai do hip-hop brasileiro iniciou sua carreira artística - entre eles, o Clube Operário de Paulo Afonso (Copa) e o antigo Coliseu Show, espaço cultural que, hoje, dá lugar a uma igreja evangélica.
Além de fornecer informações valiosíssimas sobre Nelsão, Aroldo do Hospital também nos levou às instalações da Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf).
Na época em que residiu em Paulo Afonso, entre outros empregos, Nelsão trabalhou em empresas que prestavam serviço para a Chesf - que, na época, fazia da cidade a "capital da energia elétrica" no Nordeste.

Outro importante personagem que entrevistei em Paulo Afonso foi o músico Osvaldo Cassapa, que também tocava nos bailes em que Nelsão deu seus primeiros passos artísticos, ainda na década de 1970.
Neste domingo (5/6), chegamos a Recife e o entrevistado da vez foi Petrônio Melo, primo e grande amigo de Nelsão. Ambos dividiram momentos marcantes desde a infância e, até hoje, mantêm uma relação muito próxima, apesar da distância.
Petrônio lembrou de histórias muito interessantes, que serão incluídas no livro e no documentário.

De quebra, Petrônio nos levou para fazer turismo em alguns pontos de Recife e Olinda. Nem tenho palavras para agradecer a ele e sua família pelo tratamento que temos recebido em pleno domingo - seu único dia de descanso na semana.
Na madrugada desta segunda-feira (6/6), eu e Nelson Triunfo retornamos a São Paulo, com a sensação de missão cumprida e a certeza de que o "quebra-cabeça" sobre sua trajetória está se completando. Muito obrigado a todos/as os triunfenses e pauloafonsinos que colaboraram com esta missão!!!

2 comentários:

  1. CURIOSO DEMAIS!!!!

    Mais uma vez parabéns Gil pelo trabalho. Estamos aguardando esta obra com muito carinho.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

Colabore com o desenvolvimento deste registro histórico!
Utilize este espaço para fazer comentários, críticas e observações, ou escreva para biografiadenelsontriunfo@gmail.com