quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

O rap-repente de Zé Brown

No último domingo, Nelson Triunfo me presenteou com o CD "Repente Rap Repente" (2008), do também pernambucano Zé Brown (veja capa ao lado). Uma obra-prima!
Um dos mentores do Faces do Subúrbio, o mais célebre grupo de rap pernambucano, Zé Brown sempre esteve sintonizado com as diversas e riquíssimas manifestações populares nordestinas, como o coco, a embolada, o repente e a literatura de cordel.

Neste CD solo, produzido pelo notável músico Skowa (ele mesmo, do Skowa e a Máfia) em parceria com Janja Gomes (filho de João Paraíba, do lendário Trio Mocotó), Zé Brown atingiu a perfeição sonora no casamento entre o rap e os ritmos nordestinos, com destaque para o repente - "irmão" brasileiro do rap.

Em sua obra, Zé Brown contou com colaborações muito especiais e que representam a riqueza e a versatilidade da "MPB afronordestina" produzida em terra brasilis, como as de Caju e Castanha (os maiores expoentes do repente no Brasil), Paula Lima (maravilhosa diva do soul tupiniquim), Lenine (um dos mais versáteis e respeitados músicos pernambucanos) e o rapper/sambista Rappin' Hood (que dispensa apresentações).
Aqui, faço questão de exibir uma apresentação de Zé Brown com Caju e Castanha, no programa "Manos e Minas", da TV Cultura:

Outros talentos pernambucanos do repente, como Aurinha do Coco, Castanhola, Passarinho e Xexéu, também emprestaram seu talento no primoroso trabalho de Zé Brown, assim como os alunos da instituição Grupo de Apoio Pé no Chão (da qual o rapper-repentista faz parte) e ótimos rappers pernambucanos, ainda pouco conhecidos, como Mago MC, Samuel Negão, Ítalo MC e Nielson Terror.

Por que falo tanto de Zé Brown num blog sobre Nelson Triunfo? Por um motivo muito simples: além de defenderem o orgulho pernambucano, ambos equilibram muito bem sua devoção às raízes culturais nordestinas - algo muito presente no espírito e na musicalidade de Nelsão.
Seguramente, Zé Brown é o MC brasileiro que possui a veia cultural mais afinada com a de Nelsão, e essa essência é a que mais representa o rap genuinamente brasileiro.
Costumo dizer que o rap e o repente são frutos de uma mesma semente africana semeada em solos diferentes, assim como o break e a capoeira.

Zé Brown merece esta homenagem e representa muito do que Nelsão oferece à cultura afronordestina brasileira.
A seguir, deixo aos leitores deste blog o ótimo vídeo da canção "Próximo personagem", faixa nº 3 do elogiável CD solo de Zé Brown:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Colabore com o desenvolvimento deste registro histórico!
Utilize este espaço para fazer comentários, críticas e observações, ou escreva para biografiadenelsontriunfo@gmail.com