segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Que tempo bom!

Ainda ambientado na Semana da Consciência Negra, relembro aqui uma canção que tem tudo a ver com essa data e, também, com Nelson Triunfo: "Sr. Tempo Bom", lançada em 1996 pela dupla Thaide & DJ Hum. O videoclipe é épico, seguramente entre os melhores da história do rap brasileiro, e, naquela época, celebrava a memória dos bailes black dos anos de 1970 e 1980, quando o soul e o funk de raiz dominavam as pistas de dança.
Foi a época, também, em que as ideias do movimento Black Power se expandiram para além dos EUA. No Brasil, Nelson Triunfo e Zulu King Nino Brown foram dois fortes nomes da época, e, até hoje, continuam muito ativos no cenário político-cultural periférico.

Antes de irmos ao videoclipe, vale a pena recordar esta obra-prima chamada Preste Atenção (Eldorado, 1996), penúltimo trabalho de Thaide & DJ Hum antes de dissolverem a dupla. Clássico do hip-hop nacional, para muitos - e eu me incluo aqui - é considerado o melhor álbum da dupla. Além da dançante e nostálgica "Sr. Tempo Bom" (que sampleia "Mr. Big Stuff", de Jean Knight), Preste Atenção traz outras ótimas canções, como "Afro-Brasileiro" (também muito sintonizada com a Semana da Consciência Negra), "Acredite em mim", "Desabafo de um homem pobre", "Mó treta" e, é claro, a faixa-título.
Esta é a recomendação do dia para quem quer ouvir um dos melhores discos da história do rap brasileiro!


E vamos ao vídeo de "Sr. Tempo Bom", com as presenças ilustres de Nelson Triunfo e Zulu King Nino Brown:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Colabore com o desenvolvimento deste registro histórico!
Utilize este espaço para fazer comentários, críticas e observações, ou escreva para biografiadenelsontriunfo@gmail.com